Índice Glicêmico em treinos curtos e longos
▪O índice glicêmico é uma medida simples da propensão de um alimento de elevar o nível de glicose no sangue.
?O segredo está em equilibrar os índices durante as refeições, tornando mais lenta a digestão e também a absorção. Os alimentos ricos em gorduras boas (como azeite, castanha do Pará, nozes) fibras e proteínas interferem no índice glicêmico final dos alimentos.
▪Antes de treinar por até uma hora: o indicado é o consumo de alimentos de alto a moderado índice glicêmico.
?Alguns deles: moderados ??batata baroa,passas, pão de centeio, feijão, abacaxi, suco de laranja, macarrão, raviolli de carne, Alto IG
??melancia, beterraba, pão branco, mel, banana, manga, kiwi, batata cozida, abóbora, milho, mingua de aveia.
▪Treinamentos longos: consumir antes destas atividades os alimentos de moderado a baixo índice glicêmico. Isso porque no momento do exercício os hormônios presentes na nossa corrente sanguínea inibem a ação da insulina, fazendo com que consigamos absorver a glicose dentro das células, estimulada pela atividade física, e que independe da ação da insulina.
?Alguns deles: batata doce, maçã, pêra, damasco seco, cenoura crua, nozes, soja, ameixa, abobrinha, couve-flor, tomate, espinafre, iogurte light, repolho, alface, brócolis, arroz integral, passas, pão de centeio, feijão, abacaxi, suco de laranja, macarrão, raviolli de carne.
?Após um exercício longo, o objetivo é buscar alimentos com alto índice glicêmico para estimular a produção de insulina a repor os estoques de carboidratos no fígado e nos músculos (o glicogênio muscular e hepático). Isso vai propiciar a recuperação muscular.
??Lembrando que é sempre importante combinar certos tipos de alimentos para serem absorvidos de forma mais lenta pelo corpo. Procure um nutricionista para melhor orientá-lo.
Deixe um comentário